Sendo responsável pela sustentação do corpo, a coluna vertebral é uma das partes mais importantes para se manter saudável e em ótimo estado. Não é só sentar direito que influencia em uma postura adequada, mas alguns outros cuidados podem ser implementados na rotina para evitar problemas na coluna, que são bem desagradáveis e causam verdadeiros incômodos. Por isso, primeiramente, é bom estar atento aos cuidados antes de estar sujeito aos problemas, como a terrível dor na coluna.

 

Cuidados com a coluna

 

Hora de dormir

O preparo já começa no momento de dormir, que é justamente o momento em que muita gente não presta atenção ou se prepara da forma correta.

  • Para evitar uma dor de coluna, é muito bom pôr um travesseiro embaixo dos joelhos, uma vez que a coluna precisa ter uma curvatura natural e não em decorrência de algum esforço ou dano, ainda mais se você tem o costume de dormir de barriga para cima;
  • Agora, se o costume é dormir de bruços, é bom colocar o travesseiro embaixo do estômago. Já dormindo de lado, é interessante pôr um travesseiro embaixo do estômago e também debaixo dos joelhos, para que o alinhamento da coluna seja natural, especialmente para os quadris.
  • É importante manter uma coluna ereta no momento de sentar, quando estudar, assistir TV ou quando for realizar algum trabalho. Se você permanece numa posição por muito tempo, é necessário trabalhar uma ergometria correta, seja o tamanho da cadeira ou da mesa, costas bem posicionadas e coluna ereta;

 

Os problemas

 

Se esses hábitos não eram comuns na sua rotina, fique atento, pois os problemas podem ser bem maiores do que uma dor na coluna. Além de possíveis dores agudas ou crônicas, outras conturbações podem surgir:

 

Má circulação sanguínea

Com uma coluna machucada, a chance de se ter deficiência de sangue em outras partes do corpo é maior, uma vez com o sangue fica concentrado somente na coluna desajustada;

 

Flexibilidade muscular diminuída

A elasticidade muscular fica comprometida, suscetível a cãibras, dores e até inflamações;

 

Renovação celular comprometida

Se os problemas na coluna não forem tratados com antecedência, o risco da renovação celular acabar comprometida aumenta.

 

Cuidados alternativos e eficazes

Mesmo que os cuidados listados acima ainda persistam, algumas vezes é necessário adotar medidas ainda mais eficazes e que podem aliviar o excesso de carga muscular que as dores causam na coluna. Uma delas é a prática de atividades físicas, pois elas estimulam a circulação sanguínea e linfática do corpo. Fazer caminhadas e corridas leves ajudam a corrigir a posição das vértebras da coluna e a suavizar a tensão dos nervos. Tanto para quem pratica exercícios em academias quanto para quem faz ao ar livre, é bom seguir orientações médicas.

 

Já o pilates é outro grande exercício para estimular um metabolismo mais rápido, tranquilo e fortalecido. Aumentando a flexibilidade dos músculos e prevenindo as dores crônicas, o pilates não só evita uma dor na coluna, mas também escolioses, cifoses e outros casos mais graves.
Dessa maneira, é bom cuidar da coluna agora para não ter problemas no futuro. Como já foi dito, a prática de atividades físicas é essencial tanto para prevenir quanto para tratar eventuais problemas de saúde, sobretudo os de coluna. Quer saber mais sobre isso? Nós temos uma série especial de posts para quem deseja cuidar melhor da coluna!

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