Geralmente, a procura por uma atividade física é motivada por vontades como a perda de peso e o desenho do corpo, fazendo com que as pessoas busquem por exercícios extremamente eficientes nessas duas necessidades.

Perder a barriga, por exemplo, é uma das coisas que os profissionais do corpo mais escutam quando o assunto são as queixas de alunos e pacientes. Seja pelo excesso de peso ou por situações como a gravidez, por exemplo, a barriga é uma das partes do corpo que mais incomodam homens e mulheres.

Se você já ouviu falar do pilates, provavelmente teve dúvida se esse exercício seria capaz de resolver o seu problema com o abdômen. E o post de hoje é exatamente sobre isso! Confira.

 

Como funciona o pilates na musculatura do abdômen?

O pilates é um exercício que trabalha, principalmente, musculatura e flexibilidade. Para isso, os exercícios unem não somente os movimentos, como também a respiração. A mecânica da respiração, no caso do Pilates, trabalha sobre o funcionamento do músculo transverso do abdômen juntamente com o movimento das costelas durante a expiração e isso promove uma excelente definição do abdômen, da cintura e dos músculos dessas regiões.

Porém, o ponto mais importante dessa discussão é: o pilates trabalha sobre os músculos e realiza a definição de toda a região do abdômen. Porém, nenhum exercício físico surte efeito sozinho. É necessário aliar uma alimentação adequada e balanceada, sobretudo na ingestão de calorias.

O pilates também tem a vantagem, assim como a maioria dos exercícios, de elevar a eliminação de hormônios e a oxidação da gordura, o que aumenta a oxigenação dos tecidos e a capacidade que o coração tem de trabalhar. Assim, a assimilação de ácidos graxos livres também aumenta, ocasionando perda da gordura ao mesmo tempo que atua sobre a musculatura e sobre a postura.

 

Um trabalho de musculatura e postura

Como você já pôde ter visto, o pilates exerce um trabalho de peso sobre os músculos, tanto pelos movimentos quanto pela respiração. O fortalecimento de toda a musculatura do abdômen e das costas implica diretamente na melhora da capacidade que o corpo tem de se sustentar de maneira equilibrada e ereta. Assim, a postura ganha forma! E, nós sabemos, um corpo reto e alinhado faz toda a diferença no aspecto que algumas partes, como a barriga, têm.

É com um bom alinhamento corporal que a boa postura é capaz de passar a sensação de segurança e de corpo mais magro.

Além disso, o segredo para o sucesso na prática de atividades físicas é, além da alimentação, a prática regular de atividades físicas. Outros tipos de exercício abdominal costumam precisar de um intervalo de, em média, 48h entre um treino e outro. Já o pilates permite que o treino seja diário, potencializando a prática — já que, no pilates, quanto maior a frequência, maior é o desenvolvimento da força e definição muscular!

 

Agora que você já sabe que o pilates pode te ajudar não somente a perder barriga, mas também a definir o corpo e a saúde como um todo, que tal experimentar uma aula de pilates? Se você está na dúvida sobre o que esperar de uma aula de pilates no Espaço Boa Forma, por exemplo, leia o post especial que preparamos explicando como funciona a nossa aplicação do método e por que ela é tão eficiente!