A barriga é uma das partes do corpo que mais incomodam as pessoas e as levam em busca de academias e centros de estética. Perder a barriga parece ser um desafio, mas a verdade é que só há dificuldade quando não se entende o que deve ser feito e como funciona esse processo.

A barriga é uma parte do corpo, como todas as outras, composta por músculos e gordura. Pensando de maneira lógica, se são estes os componentes da parte do corpo que você deseja tonificar, é de se esperar que seja sobre eles que o trabalho deve ser feito, certo? No post de hoje, nós separamos algumas informações para você entender como é possível perder barriga e qual é a solução mais duradoura para isso! Confira.

 

O poder do fortalecimento muscular

O trabalho de fortalecer os músculos abdominais é muito importante no processo de perder a barriga. Os músculos do nosso abdômen tem várias funções, entre elas a proteção dos órgãos internos e a sustentação do tronco, especialmente no equilíbrio postural.

Esses dois pontos são bastante importantes se pensarmos em como funciona o abdômen de uma pessoa sedentária. Para ilustrar, basta imaginar uma rede frouxa, que não segura nada, além de ser pouco estável. Esse é o conjunto muscular de quem não pratica exercícios de fortalecimento.

Além disso, uma das maiores recomendações para quem pensa em perder barriga é o reajuste postural. Isso porque um corpo com postura desalinhada pode causar a sensação de que a barriga é maior, quando na verdade é só o seu corpo que está mal sustentado.

 

O poder da perda de gordura

É claro que só o fortalecimento não é suficiente, afinal de contas, a saliência que temos na barriga é mais gordura do que músculos. Assim, queimar essas gorduras também é importante! Para isso, a receita é básica: gastar mais calorias do que o ingerido. Para isso, o combo boa alimentação + atividade física costuma ser bastante eficiente. Mas é muito importante lembrar: os exercícios devem envolver todos os grupos musculares para que haja uma redução de gordura corporal!

Assim,  o segredo mais duradouro para perder a barriga é aliar a perda de gordura com o fortalecimento dos músculos.

 

Alguns alimentos podem ajudar

Se você acha que sair comendo tudo que pensa ser saudável é uma maneira de se alimentar corretamente, saiba que você pode estar desperdiçando esforços. Se o seu desejo é perder a barriga, alguns alimentos específicos podem ajudar, seja pela presença de alguns nutrientes ou pelo baixo teor de gordura.

Peixes são um dos melhores tipos de carne para quem tem como objetivo o sonho da barriga perfeita. Isso porque são ricos em Ômega 3, um tipo de gordura que reduz as reações inflamatórias, muito frequentes nos casos de gordura localizada.

Chás podem ser boas opções para quem com a retenção de líquidos. Nem sempre o problema da barriga saliente são só as gorduras e, por isso, apostar em um bom diurético pode ser interessante, sobretudo o natural. O chá verde, por exemplo, elimina líquidos e toxinas, além de acelerar o metabolismo. Mas atenção: tenha sempre a recomendação e o acompanhamento de profissionais da saúde, sobretudo se você tiver problemas renais.

Chia é uma sementinha poderosa. Ideal para complementar quase todos os tipos de prato — de bebidas a iogurtes e saladas —, a chia é bastante interessante pelo seu poder de aumentar de tamanho quando em contato com líquidos e, assim, produzir uma substância bastante poderosa na metabolização de gorduras.

Água é a mais importante recomendação. Hidratar-se adequadamente e na frequência recomendada pode fazer toda a diferença no seu resultado. Isso porque o líquido regula o funcionamento do organismo e elimina toxinas que não acrescentam nada à sua saúde.

Agora que você já sabe que perder gordura não adianta nada sem fortalecimento muscular e vice-versa, que tal saber mais sobre o pilates e o sonho de perder a barriga? Confira!