Os benefícios do pilates fazem com que a prática conquiste adeptos a cada dia mais. Por ser uma atividade que trabalha muito bem os músculos e os problemas de coluna e de postura, aqueles que sofrem com a patologias mais comuns — como a hérnia de disco e a lombalgia, por exemplo — acabam vendo no pilates a solução para os seus problemas.

Nesse sentido, o que esperar de uma aula de pilates? Quais são os primeiros procedimentos e orientações para quem acabou de chegar e é iniciante na prática? No Espaço Boa Forma, você tem tudo o que precisa para começar da melhor maneira possível: de atendimento até a supervisão dos exercícios. Confira:

 

Avaliação específica

O pilates é uma atividade que propõe o trabalho muscular, postural, de respiração, da coordenação motora e da flexibilidade, sobretudo no tratamento de patologias relacionadas a esses pontos. Nesse sentido, a avaliação específica funciona não somente para conhecer e documentar as informações importantes sobre o aluno, como também para servir de base para a elaboração de um plano de exercícios personalizado.

Nessa avaliação, a informação-chave é sempre o motivo pelo qual o aluno procurou o pilates (ou o neopilates!). É a partir daí que o processo começará a ficar melhor delineado: sabendo quais são os principais problemas, nossos professores poderão ter ideia de quais movimentos são bem-vindos, quais costumam causar desconforto e quais devem ser totalmente evitados. Uma avaliação postural, que leva em consideração equilíbrio, flexibilidade e força muscular, ajuda bastante na hora de observar como o corpo do aluno está funcionando naquele momento e quais são os níveis de exercícios que devem ser trabalhados.

Em seguida, são coletadas outras informações importantes, como histórico de doenças e de cirurgias, por exemplo. Uma avaliação sobre os hábitos e condições de vida também é feita, já que informações como o tabagismo, etilismo e sedentarismo são importantes para se ter um panorama sobre a saúde e as limitações do aluno.

 

Aulas personalizadas

O motivo de toda essa avaliação minuciosa é proporcionar aulas personalizadas e focadas na necessidade de cada aluno. Esse é um dos grandes diferenciais do pilates e, também, do Espaço Boa Forma. Se comparada com outras atividades físicas, a prática do pilates é bastante eficiente por conta do plano de exercícios personalizado e, principalmente, pela supervisão no cumprimento adequado de cada movimento.

Diferente de cumprir um “treino tabelado” em uma academia gigante, com dezenas de pessoas no mesmo grupo, com pouca ou nenhuma supervisão, o pilates é focado não só na execução dos movimentos que mais se adequam à sua necessidade e à solução da sua patologia, como também leva em consideração o nível de sedentarismo de cada aluno, de modo que a atividade não exceda a capacidade de cada um.

 

Supervisão

Por conta do pilates ser uma atividade muito recomendada para o tratamento de diversas patologias e lesões, a supervisão durante os exercícios é um de seus diferenciais. No Espaço Boa Forma, os professores acompanham sempre de perto os movimentos que os alunos ou os pequenos grupos estão realizando e isso garante muito mais segurança nos exercícios e eficiência nos resultados.

 

Professores capacitados

Todos os professores do Espaço Boa Forma são fisioterapeutas e especialistas em pilates e neopilates. Dessa maneira, são profissionais extremamente capacitados, tanto em nível técnico quanto em nível prático.

 

Por que um fisioterapeuta é importante?

Não basta somente que o professor seja capacitado para dar aulas de pilates. Os professores do Espaço Boa Forma são também fisioterapeutas e isso lhes garante um conhecimento muito mais completo e fundamentado sobre o funcionamento anatômico e fisiológico do corpo humano. Essa formação, aliada à capacitação em pilates e neopilates, permite uma visão holística em termos de saúde e atividade física.

 

Agende uma aula experimental gratuita

Ficou interessado na excelência do Espaço Boa Forma? Conheça o estúdio, os equipamentos, os professores e também as aulas! Agenda uma aula experimental gratuitamente e faça parte do time de alunos Espaço Boa Forma!