O ano novo chegou e, com ele, o desejo de ter uma vida melhor. Quem é que não deseja ter uma rotina mais saudável e melhor desde o primeiro dia do ano para começar bem, não é?

O fato é que as boas intenções podem até ajudar, mas é a atitude que faz toda a diferença. O primeiro passo para conseguir uma vida saudável a longo prazo é começar a mudança aos poucos. Não adianta tentar mudar tudo de uma hora para outra. Por mais que essa ainda seja a opção de muitas pessoas, de começar o primeiro dia do ano já com uma rotina completamente diferente, saiba que não é o melhor caminho.

O nosso corpo demora certo tempo para se acostumar com as mudanças e mudar totalmente, de um dia para o outro, pode ser arriscado e levar ao fracasso. Com o passar dos dias, o seu próprio organismo demonstrará que está esgotado de tentar se adaptar e, diante disso, as chances de você desistir logo no primeiro mês são muito maiores.

Sabendo disso, o primeiro passo é começar com pequenas mudanças. Pequenos hábitos saudáveis podem ser inseridos aos poucos à sua rotina e, então, quando menos esperar, seu corpo terá se acostumado com os novos hábitos sem sofrimento. E, a partir do momento que os novos hábitos fazem parte da sua rotina, é que se pode afirmar que se tem uma vida saudável.

Para ter uma vida melhor, mudar a alimentação é apenas um dos aspectos. Outros hábitos devem ser incluídos. Veja a seguir algumas dicas de pequenas mudanças que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável.

1. Beber água

Pode parecer muito simples, mas é um pequeno detalhe que faz diferença. Comece a beber água com mais frequência, pois esse hábito melhora o funcionamento do organismo e de todas as células do corpo, dá mais disposição e estimula o funcionamento dos rins, além de contribuir para uma melhor aparência da pele e dos cabelos. Para não esquecer, ande sempre com uma garrafinha de água, isso irá te ajudar a se lembrar de tomar água durante o dia.

2. Exercícios físicos

Apesar de todo mundo saber, a prática de exercícios físicos é um dos elementos de uma vida saudável. Se você não gosta do ambiente das academias, pode optar pelas atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas ou andar de bicicleta; exercícios que trabalham o corpo e a mente são ótimas opções, como o pilates e o neopilates, por exemplo.

O que não se deve fazer é ficar parado. A atividade física melhora a musculatura do corpo, regula a pressão sanguínea e aumenta a sensação de bem-estar.

3. Cuidados com a mente

Por fim, uma vida saudável se resume a manter o corpo e a mente em harmonia. Não basta cuidar apenas do corpo e se preocupar com a forma perfeita, é importante também cuidar da saúde mental. A prática de exercícios é uma boa alternativa, pois coloca corpo e mente em sintonia. Além disso, é importante reservar um tempo para você, seja para fazer uma meditação ou até mesmo ler um livro do seu interesse. O que importa é não deixar a sobrecarga de atividades interferir na sua saúde.

Agora que o ano já iniciou e que você já tem algumas dicas à disposição, é só começar! Levar uma vida melhor e mais saudável só depende de você, e os resultados desta mudança vão fazer a diferença no seu dia a dia!

_1

_2-1