A má postura é um problema que vem atingindo um número maior de pessoas a cada ano que passa. Isso porque os nossos hábitos não têm mudado — pelo contrário, têm piorado. A verdade é que o grande responsável pelos nossos problemas posturais somos nós mesmos.

Da maneira como a gente senta até a posição que a gente dorme, são hábitos aparentemente pequenos como esses que se acumulam e deixam a curvatura da nossa coluna muito mais acentuada do que deveria.

E a o formato do corpo é só que os nossos olhos conseguem ver. Por dentro, os nossos órgãos também sofrem com a má postura: a curvatura pode atingir o fígado, o coração e os pulmões, pressionando-os. Além disso, problemas musculares são comuns e dores, tanto de cabeça quanto nas costas e pescoço, também marcam presença.

Assim, trabalhar a postura é extremamente importante e pode fazer toda a diferença! Além da prática de exercícios físicos, alguns hábitos do seu dia a dia podem ajudar nesse processo. Quer saber como? Confira abaixo!

 

1) Evite as pernas cruzadas

Às vezes, quando estamos sentados, nem percebemos a nossa postura ou o arranjo do nosso corpo. Sentar-se com as pernas cruzadas, e permanecer nessa posição por muito tempo, pode prejudicar o eixo da coluna, desequilibrando a distribuição do peso do seu corpo. Com isso, você pode acabar pressionando um lado ou outro do corpo, lesionando áreas específicas. É o caso do músculo piriforme, localizado na região profunda da nádega e que, quando pressionado, acaba inflamando e causando dores bastante incômodas.

 

2) Mude de posição ao longo do dia

Alterne as posições durante o seu expediente. Faça pausas regulares, levante-se e caminhe um pouco. Alongue seu corpo, tanto em pé quanto sentado, e proporcione — por menor que seja — um momento de relaxamento.

Você pode, enquanto estiver sentado, alongar os ombros, braços e pescoço, sentindo o alívio que os músculos estendidos pode proporcionar. Quando levantar, movimente as pernas e o quadril.

 

3) Ajuste as telas na altura dos seus olhos

Para quem trabalhar em frente ao computador todos os dias, essa dica é especialmente importante. O pescoço é uma parte do corpo que pode influenciar no aspecto postural do corpo e, por isso, é importante cuidar da região. É bastante comum sentirmos uma queimação intensa quando passamos muito tempo com a cabeça inclinada muito para cima ou para baixo. Por isso, é importante manter na altura dos olhos tudo aquilo que precisa da sua atenção por muito tempo. Telas, documentos, livros e tudo aquilo vá guiar seus olhos.

 

4) Durma na posição certa

Esse ponto é bastante discutido pelo simples motivo de que nós não conseguimos controlar as nossas posições enquanto dormimos. Mas, na verdade, nós podemos! Primeiro, você precisa saber que passar a noite de bruços pode machucar a sua coluna e interferir na sua curvatura. O melhor é deitar de lado e apoiar a cabeça e uma das pernas sob um travesseiro. Isso ajudará a manter a sua coluna alinhada da melhor maneira possível.

Mas como passar a maior parte da noite deitada corretamente? O melhor é cercar-se de travesseiros que possam manter o seu corpo, de certa forma, confortavelmente imobilizado.

Agora que você já sabe algumas maneiras de evitar ou amenizar a dor nas costas, que tal saber os 5 problemas que causam esse tipo de dor e qual o tipo de pilates (solo ou aparelhado) é a melhor opção para quem sofre com dor nas costas? Confira!