O pilates já é considerado um dos exercícios físicos mais eficientes da atualidade. Por isso, a procura por clínicas e academias que oferecem esse tipo de atividade aumenta a cada dia. A prática do pilates começou no início do século XX e hoje conquistou espaço entre os atletas, pessoas que se preocupam com o corpo e até mesmo celebridades famosas. O sucesso do exercício se deve a sua capacidade de unir corpo e mente, garantindo resultados ainda mais satisfatórios.

O pilates exercita todas partes do corpo, tonificando os músculos, aumentando a flexibilidade e melhorando o equilíbrio corporal. Além das vantagens físicas, o pilates também contribui para a saúde da mente, uma vez que aumenta a capacidade de concentração, melhora a respiração e exige coordenação para a realização dos exercícios.

Veja alguns dos inúmeros benefícios que o pilates pode trazer para a sua vida e, principalmente, para a sua saúde.

Precisão

Como os exercícios demandam muita concentração e equilíbrio, contribuem para a correção da postura, realinhando assim todos os demais músculos ligados a ela. É capaz de solucionar problemas sérios na coluna vertical a partir dos movimentos corretos.

Controle do próprio corpo

O pilates movimenta todas as partes do corpo, não deixando nenhuma de fora. Dessa forma, faz com que o aluno melhore o seu equilíbrio e conquiste um maior controle sobre todos os membros.

Melhora a respiração

A base do pilates é a respiração correta. É ela que permite o fôlego necessário para que todos os movimentos sejam realizados de forma correta e eficiente. Com a prática frequente, o pilates corrige a respiração do aluno, até mesmo quando ele não está praticando.

Aumenta a queima de gordura e ajuda a emagrecer

Por movimentar todo o corpo, o pilates consegue tonificar os músculos e promover a queima de gordura localizada. Os exercícios substituem a gordura por massa magra, tonificando os músculos. A parte mais trabalhada no pilates é o abdômen, ajudando a alcançar a tão desejada barriga chapada e definida.

Combate o estresse

Por demandar uma boa respiração, o pilates envolve corpo e mente em um só objetivo, fazendo com que as preocupações sejam esquecidas. Dessa forma, reduz os níveis de ansiedade e de estresse, causados pela correria do dia a dia.

Aumenta a flexibilidade

Os exercícios são de baixo impacto e por isso, tornam os músculos e articulações mais resistentes. Com o aumento da flexibilidade, evitam-se futuras lesões nos tendões.

No entanto, a prática do pilates não é um treino pronto e igual para todos os alunos. É preciso que a atividade seja direcionada sempre por um profissional que deve avaliar as condições individuais de cada aluno e elaborar um treino que se adapte às suas necessidades.

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