Em 2014, a Pesquisa Nacional da Saúde publicou um dado chocante: 27 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de dor na coluna. Entre os principais problemas, as dores lombares são as mais comuns, atingindo 21% das mulheres e 15% dos homens.

Um dos principais problemas de quem sofre com este tipo de dor é: o que fazer a respeito? O que fazer para melhorar? A resposta dada por especialistas, na maioria das vezes, é simples: exercício físico! Mas não é qualquer atividade que o portador de dores lombares pode praticar, dada a sua condição. Foi pensando nisso que nós separamos uma lista com os principais exercícios físicos para quem sofre de lombalgia.

Antes de tudo…

… é necessário consultar um médico ortopedista. Ele irá avaliar a sua condição e te dizer o que melhor se adequa ao seu caso; esta etapa é extremamente importantes pois, ainda que a gente indique uma série de atividades interessantes para quem sofre com dores lombares, pode ser que o seu problema tenha alguma particularidade que impede a prática saudável de alguma das atividades. Também é importante que haja uma avaliação clínica, cardiológica e respiratória, para conferir se tudo está em plenas condições de funcionamento.

Atividades na água

Um dos pré requisitos quando o assunto é exercício físico para dores lombares é a questão do baixo impacto. A maior vantagem deste tipo de atividade é que, justamente por ser realizada na água, há um alívio no peso que o corpo exerce sobre a coluna. As opções geralmente são natação ou hidroginástica, mas no caso da primeira é preciso um pouco de atenção: alguns movimentos do nado podem ser prejudiciais. Por isso a orientação médica se faz tão necessária!

Exercícios aeróbicos

Aqui, a vantagem e a regra do baixo impacto permanecem. Mas as sugestões descartam, por exemplo, exercícios como a corrida; já a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica podem ser boas opções de exercícios aeróbicos.

Exercícios de abdômen

Fortalecer os músculos da região do abdômen é mais do que recomendado para quem lida com problemas de coluna. Quando a região está enfraquecida, a coluna é prejudicada pois acaba se curvando mais. Há várias opções, de acordo com o problema de cada pessoa: há exercícios que fortalecem somente a região inferior e outros cujos movimentos não são tão amplos, por exemplo.

Pilates

Esta é uma das atividades mais recomendadas para quem tem problemas com as dores na coluna. Os movimentos do pilates trabalham exatamente os pontos-chave da lombalgia: equilíbrio e fortalecimento dos músculos profundos do corpo. Assim, não só é recomendado para quem sofre com este tipo de dor, mas também para quem procura evitar que isso aconteça.

Além disso, o pilates oferece a vantagem de poder ser realizado em grupos pequenos ou mesmo em aulas individuais, proporcionando uma atenção muito maior do instrutor para o aluno!

O pilates também sai na frente por outros diferenciais: não tem restrição de idade, podendo incluir desde crianças a partir dos 12 anos até idosos de idade mais avançada e pode ser executado por pessoas com os mais variados níveis de condicionamento físico.

O Espaço Boa Forma é equipado com os melhores aparelhos e acessórios para a prática do pilates. Além disso, o estúdio ainda é amplo, climatizado e de fácil estacionamento. Conheça o Espaço Boa Forma e agende uma aula experimental gratuita!

Benefícios do pilates

Pilates e neopilates - diferenças