Quando se fala em emagrecimento, não é comum que venha à cabeça a ideia de dietas cruéis e exercícios físicos massacrantes; afinal, essa receita “infalível” é vendida para muita gente.

Mas a verdade é que nada dura para sempre se não for um hábito. E é bastante claro, também, que essas dietas e esses treinos dificilmente perduram após a perda de peso desejada. Logo, de nada adianta todo o esforço.

Hoje nós vamos falar sobre hábitos e sobre como você pode mudar os que já tem e, assim, mudar a sua vida e o seu peso!

 

O que é um hábito e por que tê-lo?

Um hábito nada mais é do que uma ação que tende a se repetir com frequência e com cerca regularidade. Somente esta definição já nos diz muito sobre o porquê de incorporar hábitos ao nosso dia a dia, principalmente se o objetivo for emagrecer. Seguindo uma lista de ações predeterminadas e organizadas para um fim, com o tempo você deixa de realizar as tarefas de maneira mecânica e tudo passa a ser espontâneo e natural.

 

1. Saiba o quanto você come

Responder com “1 prato” ou “1 lanchinho” à pergunta “o que você come no almoço” é muito superficial e genérico. Assim, delimitar a sua dieta à quantidade que você enxerga não ajuda muito na hora de organizar a sua alimentação. O ideal é que você saiba o quanto você come em medidas como calorias, por exemplo. E, assim, adequar a sua alimentação à dieta já estabelecida.

Essa prática também ajuda muito a nos dar consciência. Antes de começar a implantar os hábitos desta lista, experimente anotar tudo o que você come normalmente no dia a dia. Os resultados provavelmente serão muito maiores do que os que você imaginava. Assim, ter essa consciência vai te ajudar a ter a noção de quantidade, muito importante na hora que bater o desânimo ou aquela vontade de atacar a geladeira.

Para monitorar a sua alimentação, uma alternativa bastante interessante é utilizar aplicativos específicos para a função. O MyFitnessPal — disponível para Android, iOS e Windows Phone —, por exemplo, permite que você gerencie tudo aquilo que come durante o dia, administrando as calorias ingeridas.

 

2. Tome 2 copos de água antes de cada refeição

A ingestão de água é uma recomendação bastante frequente e que a maioria das pessoas tem dificuldade para cumprir. Novamente, trata-se de um hábito: com o passar do tempo, se tornará tão natural quanto almoçar ou tomar banho.

A dica que pode transformar essa mudança de hábito é saber organizar a ingestão de forma que facilite o processo. O recomendado é ingerir entre 1,5 L e 2 L diários; para isso, fracione a ingestão em 2 copo de 200 ml, por exemplo, antes de cada refeição. Por exemplo: antes de tomar o café da manhã, tome 2 copos; no meio da manhã, antes do lanche, tome mais 2; antes do almoço, mais 2; no lanche tarde, mais 2 e, antes da janta, mais 2 copos.

Mas atenção: é importante ingerir antecedendo, pelo menos, 1 hora das refeições.

 

3. Comece a praticar exercícios (e seja gentil com você mesmo)

Você já deve estar cansado de saber que os exercícios físicos são grandes aliados do emagrecimento. Mas a dica que nós temos para te dar é o que vai fazer a diferença: não force seus limites. Como dissemos lá em cima, o famoso combo do emagrecimento conta com atividades físicas massacrantes e é exatamente disso que você deve fugir. Primeiro, experimente o maior número de atividades que você puder e encontre a que mais te agrada; e sim, ela existe! Em segundo lugar, comece com uma frequência que te motive em vez de te desanimar; não precisa dedicar 3h por dia já logo de cara. Comece aos poucos e de maneira motivante, já que a ideia é se sentir cada vez melhor com a prática ao invés de querer fugir só de lembrar do compromisso.

 

4. Emagreça, primeiro, pela mente

Pode parecer estranha essa recomendação, mas a verdade é que a tomada de consciência pode ser milagrosa. Você quer emagrecer por quê? Saber exatamente os seus objetivos e ser fiel a atingi-los te ajudará a ter uma visão mais holística do seu processo de emagrecimento. Já reza a lenda: “para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho basta”.
Pronto para mudar de vida? Comece ainda nesta semana e se comprometa com os seus objetivos e com a sua saúde! Quer saber mais sobre emagrecer de maneira saudável e consciente? Confira nossos posts!

 

 

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