A obesidade ou o excesso de peso é um problema cada vez mais frequente e preocupante na vida de muitas pessoas. Isso porque esse problema de estar acima do peso pode trazer sérios prejuízos não só para a saúde física, mas também para a saúde mental. A verdade é que ninguém está acima do peso porque quer, não é mesmo? Na maioria das vezes, a correria do dia a dia e o pouco tempo para realizar todas as tarefas fazem com que as pessoas acabem comendo alimentos mais práticos e nada saudáveis. Isso sem contar que, em muitos casos, a prática de atividade física é banida de vez, o que contribui para piorar os quadros de excesso de peso. Emagrecer não é fácil, mas em muitos casos se faz necessário.

1) Números altos

Não são só os altos números da balança que indicam o excesso de peso. Pouca gente sabe, mas o sobrepeso está associado a outros números altos muito comuns, como colesterol alto e pressão alta. Isso porque o excesso de gordura no corpo acaba por prejudicar os sistemas cardiovasculares, podendo levar ao entupimento das artérias, e consequentemente, a doenças cardíacas como o AVC e o infarto.

2) Pouco condicionamento físico

Outra consequência física do excesso de peso é a limitação do condicionamento físico, que faz com que uma simples caminhada possa se tornar uma verdadeira maratona sem fim. Isso porque o excesso de peso e de gordura, aliado a uma vida sedentária, faz com que o corpo precise realizar um trabalho muito custoso para concretizar atividades relativamente simples.

3) Desânimo

Os prejuízos do excesso de peso não se limitam apenas à saúde física, como foi dito. Eles também aparecem na saúde mental, uma vez que, às vezes, as pessoas que estão acima do peso e tomam consciência disso acabam ficando deprimidas e desanimadas. Em muitos casos, esse desânimo pode ser tão forte que leva a pessoa a deixar de lado escola, trabalho e demais atividades, entrando em um estado cada vez mais profundo de depressão. Por isso a importância de emagrecer!

Como proceder?

Para quem está acima do peso, é importante manter o foco e não desanimar, pois com muita disciplina e persistência é possível reduzir os números da balança e emagrecer sem processos cirúrgicos e medicamentos. A melhor forma de voltar ao peso ideal é através de uma alimentação saudável e balanceada. Ter uma alimentação saudável significa comer os alimentos certos e nas horas certas. Muito ao contrário do que se pensa, ficar longos períodos sem comer faz com que o corpo acabe acumulando ainda mais gordura.

No entanto, apenas uma alimentação balanceada não é capaz de reduzir significativamente o peso. É importante e fundamental incluir a prática de exercícios físicos na rotina para que os resultados sejam positivos. Para quem está começando, uma caminhada já é uma boa atividade. O segredo é começar aos poucos e não desistir, fazendo com que a prática se torne um hábito.

Uma boa opção para quem está nesse processo de perda de peso é o neopilates, que é uma prática de exercícios direcionada sempre por um profissional da área, trabalhando sempre os pontos principais do corpo por meio da união entre o pilates tradicional e os movimentos do circo. Além disso, a grande vantagem de praticar o neopilates é que ele não se limita apenas a uma atividade física, uma vez que ele é capaz de associar e colocar corpo e mente em sintonia, de maneira dinâmica e lúdica, fazendo com que o seu corpo trabalhe sempre em harmonia com a sua mente, alcançando resultados ainda melhores e contribuindo para uma qualidade de vida ainda maior.

E você, já identificou alguns desses sinais no seu dia a dia? Se sim, é hora de se cuidar! Quer saber mais sobre como neopilates pode ser seu grande aliado nessa empreitada? Confira:

corpo e mente por que o neopilates é a melhor opção para emagrecer 

equipamentos neopilates