O ato de exercitar pode promover um grande cansaço só de ser imaginado. Contudo, o exercício faz bem para o corpo em sua totalidade. Isso porque pesquisas já revelaram que o número de adultos sedentários cresce à medida que o número de crianças sedentárias aumenta. Ou seja, uma infância sedentária tende a tornar a pessoa um adulto sedentário.

No entanto, é possível reverter esse paradigma. O exercício físico é uma prática, uma rotina. No começo é desgastante, claro, mas é com o passar dos dias que a evolução começa a ser vista e a motivação aumenta. Mas quais seriam esses benefícios que tantos sentem ao realizar atividades físicas?

Eles vão desde o emagrecimento com saúde até a melhora da autoestima. O corpo dita, através do movimento, a melhora que tanto se busca para enfrentar os dias difíceis com um sorriso e máxima disposição. Confira 10 motivos que te farão querer começar de vez a exercitar o corpo!

 

10 motivos que farão você se exercitar

 

As vantagens de se exercitar explicitam os motivos deste hábito ser tão importante para o nosso dia a dia. Não há dieta, fórmula milagrosa ou remédio em cápsulas que promova a saúde e o bem-estar proporcionados pelos exercícios físicos. Confira por que você deve começar a se exercitar agora!

 

1)  Mais saúde no futuro

Por uma vida mais estável, saudável e segura na fase adulta. A longevidade também parte dos exercícios físicos.

 

2) Combate a dor

Se exercitar diminui o desconforto sentido em regiões pontuais do corpo, como as costas, a lombar ou as juntas. O exercício físico auxilia no estímulo destas regiões e no bem-estar consequente.

 

3) Evita doenças

A imunidade aumenta com a adoção de exercícios físicos como rotina. Consequentemente, o número de enfermidades diminui significativamente.

 

4) Potencializa o emagrecimento

A manutenção e a variação da temperatura corporal auxiliam no importante (e essencial) gasto calórico necessário no dia a dia.

 

5) Auxilia na perda de peso com saúde

Consequentemente, através do gasto calórico, o ato de exercitar o corpo possibilita um emagrecimento com saúde, voltando-se para uma forma mais simples e correta de entrar em forma.

 

6) Melhora a saúde mental

Exercícios ajudam a combater a depressão que tanto abate a sociedade atual. As sensações de tristeza e/ou depressão podem muito bem diminuir com a adoção de exercícios físicos diários. Isso porque exercitar provoca o corpo a produzir endorfina, que, por consequência, promove prazer à pessoa.

 

7) Auxilia na manutenção do corpo

Para não perder a capacidade física, o exercício físico é de suma importância, principalmente no que tange à manutenção da massa muscular no organismo.

 

8) Ajuda no sono

O sono é colocado em dia, combatendo a insônia. Afinal, o cansaço de um dia de atividades físicas acaba relaxando os músculos, proporcionando uma excelente qualidade de sono.

 

9) Proporciona uma velhice mais saudável

Chegar à velhice com saúde, apenas com a adoção de exercícios físicos na fase adulta. Não há segredos, não há milagres, mas apenas esforço.

 

10) Mantém o corpo em plena atividade

A manutenção e a constância, assim, são importantes. Isso porque, após alguns dias sem atividade física, o corpo já volta ao estado sedentário. Por isso é importante tornar o exercício uma rotina.

Cada um desses motivos ressaltados são apenas o bem-estar corporal respondendo ao corpo em movimento. Afinal, ele foi feito para isso! Não que seja necessário ir uma academia ou correr 10 km todos os dias. O exercício deve ser moderado e, conforme a evolução, o grau de dificuldade pode ser aumentado.

Uma das maiores queixas de quem está sedentário, mas pensa em reverter essa situação é com relação às academias. Em muitos dos casos, o ambiente não agrada, bem como os tipos de exercício. Mas não há motivos para o desespero, já que opções não faltam! Confira nossa seleção especial de posts para você, que não gosta de academia, encontrar a solução perfeita!

atividades físicas para quem não gosta de academia

a solução para quem não gosta de academia